top of page
Buscar

Benefícios dos bioinsumos para as plantas cultivadas sob condições climáticas adversas




Os bioinsumos têm desempenhado um papel fundamental na agricultura, como uma alternativa de manejo, a qual além de proporcionar uma abordagem sustentável contribui significativamente para o incremento da produtividade de diversas culturas, principalmente quando submetidas a condições climáticas adversas.


Atualmente, a ocorrência do El Niño tem dificultado a semeadura da soja, uma das culturas mais importantes no Brasil, de forma que em algumas regiões como o Centro-Oeste e o Sudeste, à falta de umidade e altas temperaturas estão impossibilitando o plantio e prejudicando o desenvolvimento da soja recém-plantada; enquanto na região Sul, é o excesso das chuvas, o fator limitante à semeadura. O mesmo ocorre com as culturas perenes, as quais são afetadas negativamente por esse fenômeno, a depender da região do país, prejudicando o metabolismo e a fisiologia dessas plantas e consequentemente a produtividade. 


Diante desse cenário, o manejo biológico no solo com a adição de determinados microrganismos, têm contribuído positivamente tanto com o desenvolvimento inicial como com a manutenção do vigor e sanidade das diferentes culturas. Dentre esses microrganismos, destacase o Bacillus aryabhattai. Trata-se de uma rizobactéria que além de melhorar a resistência das plantas a estresses abióticos, em especial o estresse hídrico que tem acometido grande parte das regiões produtoras de soja no nosso país, também contribui para uma maior resistência a estresses bióticos e atuam promovendo diretamente o crescimento das plantas.


Como alternativa de manejo das lavouras sob condições de escassez hídrica, após a colonização do sistema radicular, o B. aryabhattai é capaz de promover o maior desenvolvimento das raízes. Com isso, tem-se um aumento no conteúdo de água das plantas e consequentemente maior tolerância a esse tipo de estresse. Além disso, essa rizobactéria auxilia na redução da desidratação das raízes através da produção de um biofilme na região da rizosfera. Portanto, diante da dificuldade do estabelecimento das culturas quando submetidas a condições de déficit hídrico, os bioinsumos têm sido umas das alternativas mais viáveis e eficazes para manutenção da produção agrícola.

10 visualizações0 comentário
bottom of page