Em qualquer atividade produtiva é a vida quem decide e, no solo, também não é diferente. Somente um solo com vida, e vida diversificada, é capaz de produzir quantidade e qualidade alimentar de forma sustentável e altamente econômica, promovendo um alto retorno de investimento, além de aumentar a eficiência de uso dos insumos e dos recursos naturais. Ana Primavesi foi uma professora pesquisadora que trabalhou a Biocenose e as Deficiências Minerais como primeiro pilar ecológico para praticar uma agricultura intensiva viva, biologicamente ativa, sem deficiências minerais limitantes, a fim de alcançar a tão almejada sustentabilidade com a produção de alimentos em larga escala e com quantidade para suprir a demanda de uma população crescente.
O que é Biocenose do Solo?
A biocenose é uma ação recíproca entre solo-planta-microvida. Esta é uma ciência que se desenvolveu depois do reconhecimento da importância dos microrganismos para a fertilidade do solo que possui como base a microbiologia, biologia e sociologia do solo.
A microbiologia e a fertilidade do solo:
O solo não é aquilo que a agricultura quimiotécnica pregava, somente um suporte para os adubos, água de irrigação e culturas, mas um organismo vivo, cujo esqueleto é a parte mineral, cujos órgãos são os microrganismos que ali vivem e cujo sangue é a solução aquosa que ali circula. Além disso, respira como qualquer outro organismo vivo e possui sua própria temperatura.
Este solo necessita tanto das plantas, quanto as plantas necessitam dele.
Terra inerte é terra infértil. É impossível tirar leite de animal morto, mas muitos pretendem tirar safras de uma terra morta. A infertilidade se atribui a tudo, menos à realidade da terra estar morta, sua estrutura decaída e sua vida acabada. Poucos ainda consideram que somente a revitalização do solo, que se conhece sob a palavra "recuperação", é capaz de trazer de volta a fertilidade perdida.
Os microrganismos, porém, só populam a terra, de novo, se existe uma ótima relação entre ar, umidade e temperatura, suficientes sais minerais e matéria orgânica, da qual, a maioria deles, retira sua energia vital.
Em terras tropicais, 15 cm são bem entrelaçados por uma trama viva de vida microbiana, 20 cm em terras subtropicais e 25 cm em terras de clima temperado. O zelo desta camada viva, "esponjosa" e fofa, que protege a fertilidade do solo, deve ser a nossa máxima aspiração.
Felizmente, a tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais importante na preservação da biocenose. Desde sistemas de monitoramento avançados, soluções de conservação baseadas em dados até a utilização de microrganismos para repovoamento do solo e fornecimento de fontes nutricionais seguras.
A Kinagro Agrosciences é uma empresa que acredita que juntos, podemos trabalhar para garantir que a biocenose continue a prosperar e que as futuras gerações herdem um planeta saudável e sustentável. Conheça nossas Linhas de soluções Sustentáveis.
Literatura de apoio e recomendada: A biocenose do solo na produção vegetal & Deficiências minerais em culturas por Ana Primavesi e Arthur Primavesi.
Comments