top of page
Buscar

Sistema de produção agrícola e os principais tipos de agricultura.

Atualizado: 21 de ago. de 2021

O foco principal da indústria agrícola está nos desafios enfrentados pelos produtores de safras na área de apoio à comercialização, práticas culturais sustentáveis, manejo integrado de pragas, riscos ambientais e à saúde humana, regulamentações e lucratividade.


Produção de safra

Existem diferentes tipos de sistemas de produção agrícola, dependendo do tipo de cultivo e uso. Os tipos de cultivo em linha cultivados pelos agricultores dependem dos sistemas de manejo tradicionais, orgânicos ou convencionais disponíveis. A produção e o manejo das culturas geram lucro para os agricultores.

As atividades agrícolas que correspondem a todas as fases de plantio (preparação, correção, adubação, plantio, colheita e venda) dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada:

1. Agricultura extensiva: Esse tipo de sistema agrícola não conta com muito capital investido. Não há emprego de tecnologias avançadas, portanto, a mão de obra é rudimentar e pouco qualificada. Como não há muita exploração das terras, a produtividade é baixa. Não é comum o uso de adubos e fertilizantes. Também não há correção dos solos, contando então apenas com a fertilidade natural dele. A mão de obra do homem sobrepõe-se à mecanização. A produção é voltada para o mercado interno.

2. Agricultura intensiva: Corresponde à prática agrícola com altos índices de produtividade e capital investido. Conta com mão de obra qualificada, um alto nível de mecanização e tecnologia. Há rotação de culturas e uso intenso de fertilizantes e insumos, que colaboram para o aumento da produção. As áreas destinadas a essa produção possuem custo elevado. As sementes usadas no plantio passam por rigorosa seleção. É comum o esgotamento dos solos em razão de seu uso permanente. A produção é destinada para a exportação.

Em nosso território podemos destacar a presença de quatro diferentes tipos de agricultura, sendo elas: a agricultura de subsistência ou familiar, a agricultura comercial, que são as duas de presença mais marcante no país, e a agricultura orgânica e a permacultura, que vem ganhando espaço nos últimos anos.


13 visualizações0 comentário
bottom of page