A busca crescente por uma agricultura sustentável e, ao mesmo tempo, produtiva é uma realidade mundial. Isso explica o crescimento exponencial do mercado de bioinsumos no agronegócio global, em especial no Brasil. A ocupação constante de grandes áreas cultivadas e o clima tropical, são os principais fatores que fazem com que o nosso país seja o maior produtor e consumidor de bioinsumos. Enquanto o mercado mundial, entre os anos de 2018 e 2022, cresceu em torno de 16%, o Brasil obteve valores de incrementos próximos a 62%.
Dentre os fatores que contribuem para adesão dos bioinsumos na agricultura, ressalta-se a necessidade de aumentar a eficiência do controle de pragas e doenças, potencializando a ação dos químicos, e a exigência do setor em optar por manejos mais sustentáveis, reduzindo os impactos ambientais. Os bioinsumos também contribuem para o crescimento e desenvolvimento das plantas; repovoam e intensificam a atividade da microbiota do solo, de forma a contribuir para maior proteção radicular, mineralização de nutrientes e acarretar melhorias nas características físico-químicas e biológicas do solo.
O sucesso do mercado dos bioinsumos está diretamente relacionado aos diversos benefícios acarretados com o seu uso, aliado à sua alta adaptabilidade em relação ao manejo e a cultura alvo. Dessa forma, a realidade é que os bioinsumos deixaram de ser uma alternativa para se tornar uma necessidade de inclusão no manejo que resulta diretamente em uma produção mais rentável ao agricultor.
Comments